Eleições 2022 – Compromisso Ético

27 de outubro de 2022by Ato Freudiano0
artigos-1280x855.png

Estando a vida democrática, no Brasil, atravessada por fenômenos de massa ensurdecedores, tal como Freud apontou na Psicologia das massas, cabe retirar o véu do senso comum e abrir alguma via que permita o surgimento de algo novo, que recoloque alguma possibilidade nos laços sociais. O que nos distingue como seres falantes é o uso da palavra e da possibilidade de uma prática, que para além da falação e do ódio exacerbado, permita que acordos e pactos sejam estabelecidos, apesar das diferenças.

Confirmado o que se anunciava em 2018, com o resultado das eleições daquele ano, nos vemos na condição de sujeitos que, pelo compromisso ético, empenham sua palavra, cuja expressão se encontra na sustentação da democracia e de seus princípios básicos.

Diante disso e do momento agudo que atravessamos, uma exigência ética convoca a uma posição, da qual a Psicanálise e o psicanalista não se furtam. Na via oposta a uma política totalitária, populista, nefasta à vida e desagregadora dos laços sociais, como a assumida pelo atual desgoverno, o Ato Freudiano sustenta e indica a importância da diversidade – em seus mais amplos aspectos, incluindo a diversidade cultural e ambiental – e, em nome de Eros e de um laço profícuo, referendamos o voto na democracia, na civilidade, na humanidade!

Ato Freudiano – Escola de Psicanálise de Juiz de Fora

Outubro 2022


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *