A práxis psicanalítica

2 de abril de 2018by Ato Freudiano0
artigos-1280x855.png

A práxis psicanalítica*

Silvânia Marques Motta**

RESUMO: A obra de Arte remete ao trabalho da verdade, ao contorno dado pelo artista àquilo a que se reduz o sujeito suposto saber. Já o analista encarna a produção ocasionada pelo seu ato – objeto a – onde o meio de produção da verdade é o discurso analítico e o semblant é o faz-de-conta que implica o saber-se dejeto. A renovação constante do desejo do analista viabiliza a permanência da psicanálise na cultura, que tem a ver com a sustentação do seu discurso no mundo.

 

PALAVRAS-CHAVE: ARTE; VERDADE; PRODUÇÃO; PSICANÁLISE.

Lacan, no seminário Mais, ainda (1973), diz que há saber no Outro, a ser tomado. O ICS é-feito de linguagem: é o que chega ao Sujeito do campo do Outro como determinação, relação de dependência. É nos efeitos de linguagem que a verdade se semidiz. Diante da castração, fato de estrutura, o saber-fazer aí exige um atravessamento.

O saber produz objeto a. Na psicanálise, a produção do saber como saber é um meio de produção da verdade, em que o analista encarna a produção ocasionada pelo seu ato: “é o próprio psicanalista que encarna, que encarna essa produção”.  Tem a ver com o agir do analista, dimensão do ato. Assim, o semblant é o faz-de-conta implicado no saber-se dejeto. E o meio de produção da verdade é o discurso analítico. O analista se vale do engano estrutural, que é o sujeito suposto saber, joga com o que devolve ao paciente, a falta. O que pensar quanto à sua presença real e a suspensão de sentido na análise?

A práxis de um analista tem um alcance muito além de uma prática clínica. Implica intensão, extensão e se funda sobre uma ética. Sua política é ligada à ética do desejo, não assimilável a qualquer barganha, emprego comum da política.  A prudência do analista requer um certo disfarce, ser discreto, ficar em silêncio.

Em contraposição à práxis, a poiesis – criação poética – se refere a um meio de trabalho da verdade, à capacidade de produzir na qual, segundo Aristóteles, algo é produzido por alguém.  Em que medida o produto é, então, distinto do produtor? Evoca uma questão a respeito do dentro-fora.

Lacan referiu-se à sublimação como “…própria daquele que sabe contornar aquilo a que se reduz o sujeito suposto saber”. Fazer borda remete ao trabalho da pulsão, a pulsão contorna a. Contorna remete a turn, volta, borda em torno da qual se dá a volta, e a trick, volta de uma escamoteação, um truque.

A sublimação, um dos seus destinos, envolve uma relação com a pulsão de afinação à causa de desejo, na medida em que o artista se guia pelo não-saber.  A elevação do objeto à dignidade de Coisa suscita a causa, mas essa sempre relançada, adiada, contudo, enquanto operação radical de subtração, de ratificação da perda.

Poderíamos pensar a psicanálise como a experiência que implica em uma solução, no viés de um circuito pulsional mais “curto”, enxuto pelo desprendimento do gozo paralisante, uma ação menos submetida ao Outro, visto a liberação de pontos de fixação, a partir de um saber sobre o Édipo.

O que temos diante de nós, em análise, é um sistema onde tudo se arranja, e que atinge seu tipo próprio de satisfação. Se nós nos metemos com isto, é na medida em que pensamos que há outras vias, mais curtas por exemplo…se nos referimos à pulsão, é na medida em que é no nível da pulsão que o estado de satisfação deve ser retificado.

Lacan disse que “toda criação artística situa-se nessa demarcação do que resta de irredutível no saber, como distinto do gozo”. A obra de arte viabiliza a suspensão de sentido, a partir da demarcação da falha no saber, onde vem se alojar a invenção. Segundo o artista plástico Cildo Meireles, o ápice da obra é atingido no limite entre ficção e realidade. Assim, antes que seja feito qualquer juízo, algo do Real pode ser tocado, a partir da subversão de espaço e tempo.

O documentário Cildo (2009) ressalta a obra de Cildo Meireles e, nas falas do artista, elementos precisos do que a arte pode ensinar, a nós analistas.

Marcado por duas experiências, a passagem de um andarilho pela cidade, na infância, e a chegada do homem à lua, Cildo toma como referências o astronauta Michael Collins e o andarilho. Esse último, deixara entre os restos do acampamento de uma noite, um artesanato confeccionado na madrugada. O astronauta fora o único ser humano orbitando entre terra e lua, nem lá nem cá, no momento em que as atenções da humanidade se voltavam para os astronautas que pisavam a lua. Cildo identifica-se com o astronauta como o terceiro, solitário. E talvez com a posição daquele garantido apenas no próprio desejo, sem busca de reconhecimento, e que destina um legado ao Outro.

Cildo fala da pretensão do seu trabalho como um seqüestro que retira o espectador daquele lugar e momento, “mesmo que por um átimo de segundo”. Fala das artes plásticas como uma linguagem não limitada em sua estruturação, de fronteira vaga, que não se sabe onde ela começa ou termina, o que justifica que não dependa do tempo para estabelecer uma relação com um objeto. Ela existe de forma que o espectador se depara, tem uma “relação física” e, “a partir daí o trabalho tem que capturar esse incerto”.

A memória é, para ele, o melhor lugar para uma obra de arte, por lidar com a possibilidade material da prova temporal. Ela é catalisadora, tem a função de deflagração, papel proeminente na obra de Cildo, que vem da memória oblíqua da infância. Parece implicar um trabalho de escrita do artista da própria trajetória.

O trabalho da verdade não visa a produção de um saber como verdade. O artista faz da obra sua destinação significante ao campo do Outro, vinculada ao fazer-se reconhecer como desejante.

Outro ponto de relevo é quando evoca o significante lejos, demarcando o limiar de sua obra a partir da introdução dessa “coisa exterior ao seu mundo, seu real”. A exterioridade nos remete à questão da ex-sistência.

Os seminários borromeanos de Lacan colocam o Imaginário na mesma gradação, junto a Real e Simbólico. O mínimo de três é o fato de consistência entre os registros, necessário à sua nodulação, em torno do buraco. A partir disso, não se pode pensar em tratar o Real apenas pelo Simbólico e o Imaginário como o que faria obstáculo na cura. O Real indica a ex-sistência no nó, ponto de exclusão no sentidoum fora que não é um não-dentro. O nó borromeano é a escritura do que opera numa cura, suas consistências de buraco onde o corte faz nó, visando a redução do sentido. A suspensão de sentido, a partir da análise, é algo como escreveu F. Samson: “a interpretação deve ter o gozo como alvo e, portanto, se situar na fronteira do real e do simbólico, aí onde a letra fixa o referido gozo”. Nessa via, temos a proposição: a interpretação é o seu efeito. Ela isola, no sujeito, um coração de non-sense. A partir da escuta da enunciação.

“A interpretação é uma significação que não é não importa qual…ela “reverte a relação que faz com que o significante tenha por efeito, na linguagem, o significado. Ela tem por efeito fazer surgir um significante irredutível…” que para o advento do sujeito o “essencial é que ele veja, para além dessa significação, a qual significante – não-senso, irredutível, traumático –ele está, como sujeito, assujeitado” .

O corte da psicanálise em relação à psicologia do ego diz da identificação ao objeto a separador, veiculado pelo discurso analítico. O objeto a causa o fechamento inconsciente, que comporta a transferência. A função desejo do analista é o suporte da práxis e implica manejar a transferência, para sustentar a abertura ao saber inconsciente.  O suporte da transferência é o sujeito suposto saber. Ao mesmo tempo que em alguns momentos um fechamento é necessário, tornando a análise suportável para o Sujeito, a transferência é atualização desejante, na qual o desejo do paciente se enlaça ao desejo do analista.

“Sustento que é o nível da análise… que se deve revelar o que é desse ponto nodal pelo qual a pulsação do inconsciente está ligada à realidade sexual. Este ponto nodal se chama desejo…A função do desejo é resíduo último do efeito do significante no sujeito”

Qual a especificidade da psicanálise face às práticas da letra? Sustentar o discurso analítico.

Sendo assim, um não-analista pode ter feito um passe? Não, se no sentido conceitual, em psicanálise, no passe é escutado algo da passagem ao desejo do analista. Quem terminou sua análise ou fez uma obra pode ter feito sim uma passagem pelo discurso do analista, e na vida daquele Sujeito o Real vai estar incluído naquilo que ele produz, e até transmite, mas sem que para isso tenha escolhido sustentá-lo. Fazer-se representante desse discurso no mundo, isso inclui ocupar o lugar de analista.

A Escola só garante a relação do analista com a formação. Submeter-se à experiência da psicanálise, em intensão e extensão, não garante o tornar-se analista. Isso supõe uma decisão, escolha radical, necessária a um atravessamento.

O sujeito que escolheu não dar esse passo, pode dar sua contribuição à psicanálise, ou ter uma afinação discursiva, mas ele não vai além de um certo limite. Não se coloca nesse ponto de Real. A.E são letras, indicam a escritura a partir da qual é possível produzir teoricamente sobre o passe, que é o que interessa à psicanálise, visto que a renovação constante do desejo do analista viabiliza sua permanência na cultura, que tem a ver com a sustentação do discurso da psicanálise no mundo.

O Sujeito escolheu não ir além desse limite do horror ao saber. O que implica considerar a posição de cada um, pois o contrário seria supor que o desejo do analista produz-se como mágica, ideia falsa, ligada aos significantes aparecimento e surgimento.

 

BIBLIOGRAFIA

LACAN, Jacques. (1964). O Seminário, Livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2008.

______. (1968-69). O Seminário, livro 16: de um Outro ao outro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2008.

______. (1973). O Seminário: Livro 20: mais, ainda. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

MEIRELES, Cildo. Série Retratos contemporâneos da arte. Direção: Gustavo Rosa de Moura. Roteiro: Gustavo Moura e Sergio Mekler. Fotografia: Alberto Bellezia. Produção: Ana Murgel e Mariana Ferraz. Brasil: MATIZAR Filmes, 2009. Documentário. 1 DVD (78 min.).

SAMSON, Françoise. A Interpretação. Texto de orientação ao Colóquio 2013: O quê é uma psicanálise? Tradução de Silvia Myssior para o Aleph Escola de Psicanálise. Circulação Interna.

* Trabalho apresentado durante a X Jornada de Cartéis do Ato Freudiano – Escola de Psicanálise de Juiz de Fora, 2012

**Psicanalista, membro do Ato Freudiano – Escola de Psicanálise de Juiz de Fora

LACAN. O Seminário: Livro 20: mais, ainda

LACAN. O Seminário, livro 16: de um Outro ao outro, p. 337

Idem, p. 341

LACAN. O Seminário, Livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, p. 164

LACAN. O Seminário, livro 16: de um Outro ao outro, p. 341

Cildo Meireles, In: Documentário: Cildo, de Gustavo Rosa de Moura

SAMSON. A  interpretação. p. 4.

LACAN. O Seminário, Livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, p. 242.

Idem, p.243.

Idem, p. 152.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *