Nota de encerramento da Jornada do Ato Freudiano de 2024

8 de maio de 2025by Ato Freudiano0
artigos-1280x855.png

Nota de encerramento da Jornada do Ato Freudiano de 2024

 

Clamor

O exame do enxame infame

Exige-nos que pelo nome o chame.

Encha-me disso até que me inflame,

Infla-me disso até que em chamas

Chame o que em mim clama por um nome,

E assim proclame o que de mim, se consome.

Felipe Barreto

 

Foi com entusiasmo que recebi a programação da Jornada desse ano (1), contendo um número maior que o de costume de trabalhos inscritos. Esse fazer com as letras que eventualmente comparece numa escola nos fornece um testemunho de vida do Ato Freudiano.

Em homenagem a Marguerite Duras, Lacan lembra com Freud a relação entre a arte e a psicanálise, fundamentalmente quanto ao fato do artista sempre preceder o psicanalista. “Foi precisamente isso que reconheci no arrebatamento de Lol V.Stein, onde Marguerite Duras revela saber sem mim aquilo que ensino”. (2)

“A prática da letra converge com o uso do inconsciente”. (3)

L’être, o ser, falante, está amarrado à letra (lettre) e pode fazer dela carta (lettre) endereçada. É com aquilo que nos escapa que escrevemos na tentativa de abordá-lo. Talvez a escrita diga mesmo respeito à borda, ao contorno que circunscreve o real de cada um e faz furo. A invenção manifesta-se através do fazer-aí com o sintoma, nesse caso via letra.

A vivacidade verificada numa escola encontra na escrita lugar privilegiado.

Mas qual escrita? O que confere sua legitimidade? Que ela parta do real. Essa é muito bem vinda e terá sempre lugar na escola.

Sempre achei Lacan um tanto poético em algumas ocasiões. Justamente nas circunstâncias em que fica expresso o seu compromisso com a psicanálise. Há algo de uma arte polissêmica introduzida pelo psicanalista, de corte e costura, ainda que não se saiba muito bem o que virá a ser costurado mais adiante pelo paciente. Trata-se da visada da interpretação, que dela se almeje a produção de sentidos outros, onde o psicanalista exerce função de poema. (4)

_____________________________________________

  1. Nota de encerramento da Jornada do Ato Freudiano de 2024
  2. Lacan, J. Homenagem a Marguerite Duras pelo arrebatamento de Lol V. Stein, 1965, in Outros Escritos, p. 200, J.Z.E., RJ, 2003.
  3. Idem.
  4. Lacan, J. Prefácio à edição inglesa do Seminário 11, 1976, in Outros Escritos, p. 568, J.Z.E., RJ, 2003.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *